quinta-feira, 19 de abril de 2012

Bem vindos futuros ACS’s


Tivemos o concurso público municipal para preencher as vagas de ACS’s. Então vamos comentar um pouco sobre essa classe que me enche de orgulho e tristeza.

Primeiramente, irei dizer que o que comentarei é sobre meu pouco estudo sobre a profissão e de um pouco do meu conhecimento empirico sobre os mesmos, afinal, nunca recebi a visita de um ACS, então não sei detalhadamente como funciona a abordagem deles.

Por que digo que tenho orgulho dessa profissão? Ora, eles são a linha de frente da saúde, eles que farão com que a saúde de um passo para o sucesso ou para o fracaso.

Pra quem não entendeu o que disse, lá vai uma pequena aula de um leigo (eu) para outros leigos (vocês).

Os ACS’s são os profissionais que irão visitar sua casa, ver sua condição de saúde e propor medidas que irão facilitar a prevenção de doenças para você, sua familia, sua outra familia (tem muitos homens que são crueis, mas as mulheres também não são nenhumas santas) e seja lá mais pra quem for.

Caso eles faça um bom trabalho, o metodo preventivo irá reduzir de forma consideravel o numero de pacientes nos postos e hospitais de Breves, por isso percebemos a grande importancia dessa classe.

Agora, por que me intristeço com esta clase. Não tenho informações do que vou dizer agora para dar base no que vou dizer, só uma. Creio que os ACS’s não conseguem abranger toda a sociedade Brevense, minha afirmação só tem base em um fato: a de que eu nunca recebi a visita de um acs.

Outro fator que me deixa triste é o fato de ter algumas maçãs podres na classe, logo, estes não fazem seu trabalho corretamente, o que lamento muito.

E com todo esse contexto que citei agora, peço uma coisa aos futuros acs’s de Breves: Paixão pela profissão.

Não se deixem levar por uma pequena corja entre a classe que não procura fazer seu serviço direito. Sei que a classe não tem seu devido valor reconhecido pela sociedade e sistema, a minha também não (digo isso como téc. De enfermagem e futuro professor). Mas o fato de você ser pisoteado pelo sistema não justifica tratar as pessoas como animais.

Fica meu conselho… até amanhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário