Semana
passada começamos nossa nova disciplina na Universidade: FTM de Ciências.
Começamos a desvendar o mundo do ensinar Ciéncia para os guris de nossa cidade.
O
professor começou a nos atentar sobre um tema que é de grande importancia para
o professor hoje em dia, responder as grandes duvidas das crianças/adolescentes
sobre o corpo humano (graças a esse tema iventei um personagem que fará uma
busca incansavel por responder essas perguntas, seu nome é Naldinho, homenagem
à um amigo de classe).
Hoje
em dia sabemos que nossas crianças já vem com muitas dessas duvidas respondidas
pela mídia, principalmente pela internet. E o que é assustador, pois nela não
possui o filtro que nós utilizamos para explicarmos as crianças suas duvidas. A
internet vem tudo que é bom, misturado com uma boa quantidade do que não
presta.
Antes
de críticas, quando digo filtro, não estou dizendo em esconder a verdade, mas
conta-la de uma forma pedagogica, sem traumas, e que vá responder as duvidas de
nossas crianças.
Durante
sua explicação nosso professor começou a nos dizer a importancia de algumas
partes do corpo. A sombrancelha, por exemplo, serve para que não escorra suor
da testa aos olhos da pessoa. O suor, outro exemplo, serve para regular a
temperatura do corpo. E os pelos, contribuem para a liberação do suor.
Saindo
um pouco desse foco, estamos aprendendo sobre a disciplina Ciéncias em seu
sentido historico, e sua nova função na escola.
Antes
a disciplina Ciéncias tinha uma função neutra, e era repassada de forma
tradicional aos alunos. Hoje ela procura desenvolver individuos que vá suprir a
necessidade atual da sociedade, que é individuos que vá se preocupar com o
futuro do planeta, que tenha uma mente ecologica.
Segundo o Aurelio, ecologia é:
“Ramo
das ciências humanas que estuda a estrutura e o desenvolvimento das comunidades
humanas em suas relações com o meio ambiente e sua conseqüente adaptação a ele,
assim como novos aspectos que os processos tecnológicos ou os sistemas de
organização social possam acarretar para as condições de vida do homem.”
São
individuos nesse aspecto que a disciplina Ciéncias vem tentar formar.
Então,
percebemos algo que já está na mente de muitas das nossas crianças. Que, ao se
perguntar o que devemos fazer para melhorar o planeta, elas dizem que não
devemos cortar o mato.
E
o que o assunto inicial tem haver com cortar o mato?
Nosso
querido professor, ao se atentar a essa nova ideologia que está sendo
implantada nas crianças, juntamente com o ensinar sobre o corpo humano, nos
atentou a uma questão muito instigante.
Devemos
ensinar nossas crianças que os pelos lá de baixo, la no “saquinho” e na
“pererequinha” (lembramos que com as crianças estes termos deve ser evitados),
possuem uma função. Mas não é por que elas possuem uma função que devemos ser
tão ecologicos assim. De vez em quando é bom dar uma aparadinha.
E
por que estou dizendo isso? Por que, cá entre nós, e quem trabalha na saúde
(principalmente os médicos e os técnicos de enfermagem que coletam material
para exames) sabe, se isso fosse ensinado desde cedo, tinha muita mulher em
Breves que não andaria com uma mini amazonia dentro das calças. E nem homens
que andam com a mata atlantica presa na cueca.
Ainda
bem que essa realidade está mudando. Para a felicidade dos narizes de muitas
pessoas por ai. Até a proxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário