quinta-feira, 10 de maio de 2012

Não seja tão ecologico!


Semana passada começamos nossa nova disciplina na Universidade: FTM de Ciências. Começamos a desvendar o mundo do ensinar Ciéncia para os guris de nossa cidade.

O professor começou a nos atentar sobre um tema que é de grande importancia para o professor hoje em dia, responder as grandes duvidas das crianças/adolescentes sobre o corpo humano (graças a esse tema iventei um personagem que fará uma busca incansavel por responder essas perguntas, seu nome é Naldinho, homenagem à um amigo de classe).

Hoje em dia sabemos que nossas crianças já vem com muitas dessas duvidas respondidas pela mídia, principalmente pela internet. E o que é assustador, pois nela não possui o filtro que nós utilizamos para explicarmos as crianças suas duvidas. A internet vem tudo que é bom, misturado com uma boa quantidade do que não presta.

Antes de críticas, quando digo filtro, não estou dizendo em esconder a verdade, mas conta-la de uma forma pedagogica, sem traumas, e que vá responder as duvidas de nossas crianças.
Durante sua explicação nosso professor começou a nos dizer a importancia de algumas partes do corpo. A sombrancelha, por exemplo, serve para que não escorra suor da testa aos olhos da pessoa. O suor, outro exemplo, serve para regular a temperatura do corpo. E os pelos, contribuem para a liberação do suor.

Saindo um pouco desse foco, estamos aprendendo sobre a disciplina Ciéncias em seu sentido historico, e sua nova função na escola.

Antes a disciplina Ciéncias tinha uma função neutra, e era repassada de forma tradicional aos alunos. Hoje ela procura desenvolver individuos que vá suprir a necessidade atual da sociedade, que é individuos que vá se preocupar com o futuro do planeta, que tenha uma mente ecologica.

 Segundo o Aurelio, ecologia é:

“Ramo das ciências humanas que estuda a estrutura e o desenvolvimento das comunidades humanas em suas relações com o meio ambiente e sua conseqüente adaptação a ele, assim como novos aspectos que os processos tecnológicos ou os sistemas de organização social possam acarretar para as condições de vida do homem.”

São individuos nesse aspecto que a disciplina Ciéncias vem tentar formar.
Então, percebemos algo que já está na mente de muitas das nossas crianças. Que, ao se perguntar o que devemos fazer para melhorar o planeta, elas dizem que não devemos cortar o mato.

E o que o assunto inicial tem haver com cortar o mato?

Nosso querido professor, ao se atentar a essa nova ideologia que está sendo implantada nas crianças, juntamente com o ensinar sobre o corpo humano, nos atentou a uma questão muito instigante.

Devemos ensinar nossas crianças que os pelos lá de baixo, la no “saquinho” e na “pererequinha” (lembramos que com as crianças estes termos deve ser evitados), possuem uma função. Mas não é por que elas possuem uma função que devemos ser tão ecologicos assim. De vez em quando é bom dar uma aparadinha.

E por que estou dizendo isso? Por que, cá entre nós, e quem trabalha na saúde (principalmente os médicos e os técnicos de enfermagem que coletam material para exames) sabe, se isso fosse ensinado desde cedo, tinha muita mulher em Breves que não andaria com uma mini amazonia dentro das calças. E nem homens que andam com a mata atlantica presa na cueca.

Ainda bem que essa realidade está mudando. Para a felicidade dos narizes de muitas pessoas por ai. Até a proxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário